
No mercado, existe uma grande variedade de produtos à base de goma arábica. Em algumas lojas especializadas, é encontrado na forma de rebuçados para chupar ou mastigar, com ou sem adição de plantas com várias virtudes. Para uso na culinária, também é possível encontrar goma arábica na forma de pó, ou na forma de cristais que então terão que ser reduzidos a pó antes do uso. Em todo o mundo, existem pouco mais de 900 espécies diferentes de acácias, todas as quais podem produzir goma arábica. Existem, portanto, tantas variedades de gomas diferentes. No entanto, mais de 90% da goma arábica do mercado provém de uma única árvore: a acácia do Senegal.
A goma arábica é sustentável?
As autoridades brasileiras classificam a goma arábica (414 na tabela de Aditivos da ANVISA) como inofensiva para a saúde. Não há valor máximo legal e a goma arábica também é permitida em alimentos orgânicos. O aditivo só pode causar sintomas de alergia em algumas pessoas sensíveis.
Como a goma arábica é obtida exclusivamente da resina de acácias africanas, é preciso caminhar muito para chegar ao nosso supermercado. Além disso, as condições de trabalho nas plantações africanas muitas vezes não são boas. No entanto, é uma matéria-prima renovável, que pode ser produzida de forma ecologicamente correta e totalmente inofensiva à saúde. Portanto, você não precisa dar uma grande margem de manobra à goma arábica no supermercado. Mas lembre-se que sempre a melhor opção ecológica é usar alimentos regionais.
Promove uma boa digestão
A goma arábica ajuda a promover uma boa digestão. Ele contém uma grande quantidade de fibra solúvel que pode ajudar a função digestiva e facilitar o trânsito intestinal. Um estudo relatou que as fibras de goma arábica podem estimular a absorção intestinal.
Um bom suplemento prebiótico
Em nossa sociedade preocupada com a saúde, é quase impossível perder uma ou duas conversas sobre comida. Um dos alimentos mais consumidos relacionados á dieta alimentar é o iogurte. As promessas de uma digestão saudável e absorção nutricional otimizada são muito difíceis de ignorar. Os probióticos, juntamente com as bactérias alimentares, os principais responsáveis por tomar tudo isso possível, aparentemente precisam da plataforma certa para prosperar, que é chamada de prebióticos.
Os prebióticos podem ser descritos como o alimento das bactérias boas, o que torna o iogurte ainda melhor. Com a goma arábica é composta principalmente por fibras, também é classificada como um prebiótico. Existe até estudos científicos que sugere que a suplementação com goma arábica ajuda a aumentar as cepas bacterianas boas, principalmente bifidobacteria e bactéria Lactobaccili, que são probióticos bem conhecidos comumente encontrados no leite e produtos lácteos para crianças.
Mantém a saúde bucal
Os antigos, principalmente no mundo árabe, usavam certas madeiras para limpar os dentes. Não é nenhuma surpresa que a goma arábica tenha os mesmos benefícios. Acontece que a goma arábica em pó pode ser usada como pasta de dente á base de ervas. A grande questão é que a pasta de dente de goma arábica é bastante suave, não muito abrasiva para os dentes em comparação com a maioria das pastas de dente comercias. A goma arábica limpa mais de dois terços da placa dentária, oque prova que as soluções naturais são sempre melhores do que as soluções químicas e sintéticas.
Você encontra goma arábica em só insumos