Goma arábica - por que o aditivo é utilizado na indústria alimentícia?

A goma arábica é um aditivo natural muito utilizado na indústria alimentícia. A substância é absolutamente segura para os humanos e , poranto, é frequentemente usada para criar, seja na confeitaria, padaria, vinho e outros tipos de produtos

A goma arábica kordofan e acácia são semelhantes em finalidade e composição. A substância é a goma de acácia, aprovada para uso em qualquer país do mundo. Este tipo de substância permite criar uma certa consistência do produto e conseguir a formação de uma superfície dura. O aditivo atua como espessante. A esterilização é obtida por meio do efeito antibacteriano do E414.

Em que áreas da indústria de alimentos é usada a goma arábica?

O produto é criado a partir de matérias-primas naturais. A resina de acácia é extraída na parte norte da África. O maior numero de empresas produtoras do aditivo em questão estão localizadas no Sudão.

Muitas organizações exercem ação mecânica na árvore para obter o máximo de produtos possível. Após a extração, a substância é separada e limpa de impurezas. As frações sólidas são esmagadas até um pó amarelo. Ás vezes, um produto granulado é usado na indústria de alimentos.

Goma arábica: indústria de alimento

Goma arábica: indústria de alimento
Goma arábica: indústria de alimento

A principal área de aplicação arábica é a indústria de alimentos. A inclusão da goma acácia na tecnologia de produção dos produtos permitiu ampla gama de propriedades funcionas.

A goma arábica é usado como estabilizante de sistemas dispersos, promovendo assim a mistura uniforme da emulsão óleo-água. Muito importante na fabricação de chás de frutas liofilizados, leite com chocolate, bebidas á base de laranja, limão, e usado também em outros óleos essenciais.

Atuação nos alimentos

A goma arábica, atua muito bem como aglutinante em soluções para peneirar doces, nozes e produtos semelhantes com diversas massas de confeitaria, como açúcar, iogurte, chocolate.

Impede a cristalização, preenche os vazios resultantes, fortalecendo a conexão entre as camadas interna e externa. É usado como enchimento, agente de retenção de umidade em produtos de panificação, aumentando o sabor, o esplendor, e evitando a formação de grumos, prolongando a vida útil.

Goma arábica: gente de glaceamento

A goma arábica é utilizado como agente de glaceamento em produtos de chocolate e cacau, melhorando a aparência e evita a aglomeração.

Nos esmaltes para biscoitos, aumenta a aderência das camadas de confeitaria de frutas de macia para dura, aumentando o ponto de fusão á fissuração.