
Para armazenar adequadamente a goma arábica, não é necessária refrigeração. Porém, qualquer que seja a sua forma, deve-se ter o cuidado de mantê-lo em uma caixa bem fechada, em local seco, ao abrigo da luz e do calor. Sob essas condições ideais, a goma de acácia pode ser facilmente armazenada por vários meses ou mesmo anos.
Rica fonte de fibras
A goma arábica é tão rica em fibras. Não é de se admirar, então, que seja comumente consumido como suplemento de fibras e até como alívio da constipação. Normalmente, a maioria das pessoas não ingere fibra suficiente todos os dias. Felizmente, ao consumir a goma arábica, é possível obter a quantidade diária de fibra até mesmo de uma pequena quantidade de pó.
Em uma colher de sopa de pó de goma arábica, existem cerca de 6 gramas de fibra alimentar. Isso é cerca de 21-29% da dose diária recomendada ( RDA) para mulheres adultas e cerca de 16-20% da RDA para homens adultos. Claro, a goma de acácia vem em muitas formas. Para quem prefere mais cápsulas do que pó, portanto, basta consumir menos.
Promove a saúde da mulher
Vários estudos discutiam o efeito da goma arábica nas porcentagens de gordura corporal em mulheres saudáveis. Um estudo descobriu que consumir 30 gramas de goma arábica por dia durante seis semanas pode levar a uma diminuição no índice corporal, o que promove a perda de peso. O resultado final é bastante surpreendente: mais de 2% da gordura corporal é reduzida no final do estudo. Portanto, o estudo concluiu que consumir a goma de acácia pode ajudar a tratar a obesidade.
Goma-arábica acalma o intestino irritável
As fibras às vezes podem ser hostil ao estômago, sendo indigesta. Existem até casos de inchaço e produção excessiva de gases no estômago causados pela presença de fibras. Isso porque, para a alimentação, as bactérias boas atuam fermentando a fibra consumida, resultando no gás como subproduto. O excesso de gás pode causar desconforto e até dor de estômago.
A goma arábica é um pouco diferente, embora também seja feita de fibra. A fibra da goma arábica fermenta mais lentamente em comparação com outros tipos de fibra. Estudos sugerem que a bactérias no intestino fermentam a fibra na parte distal ou terminal do cólon, minimizando e até eliminando o excesso de produção de gás no estômago.
Goma arábica estimula a recuperação de feridas
Os benefícios curativos da goma arábica não param com a inflamação. Um estudo descobriu que uma espécie árabe conhecida como Acácia caesia demonstrou ser capaz de estimular a cura em ratos feridos. Há também outro estudo com testes em animais que sugere que a acácia também pode ajudar a curar úlceras.
Você encontra goma arábica em só insumos