Goma arábica ideal para pintores

É usado principalmente para os pintores fazerem suas próprias tintas, sejam elas aquarela ou guache. Serve como aglutinante que se utiliza com pigmentos, mas também para revestir o papel onde vamos pintar uma aquarela.

No campo de restauro de pinturas antigas, é utilizada por restauradores em têmpera, técnica pictórica utilizada antes do aparecimento da pintura a óleo.

Têmpera é uma tinta cujos pigmentos são ligados por emulsões que podem ser naturais, artificiais ou polissacarídeos, como a goma arábica. Essa substância existe em três formas principais: pó, grãos ou em líquido bastante viscoso, ideal para pintores e sua obras de arte.

Dica de como utilizar goma arábica em tela

Como a goma arábica é uma substância aglutinante, então ele vincula os pigmentos da aquarela no papel.

Geralmente os pintores utilizam esse agente para acrescentar brilho e cores mais vibrantes á pintura. Dependendo do resultado que o pintor deseja em sua obra, pode ser um tano trabalhoso, porém o resultado é muito bom.

Uma dica valiosa para pintores que estão iniciando, seria usar aquarelas já fabricadas com a goma arábica.

Goma arábica – impressão de arte

A impressão de goma, ou borracha de impressão, é uma técnica, que com meios relativamente pobres, nos permite criar uma edição muito limitada de estampas.

Cada procedimento é escolhido para criar a própria artística coerentemente com o projeto original. Esta técnica permite obter imagens com uma qualidade gráfica particular estritamente relacionada com o tipo de sinal, desenho ou imagem inicial. A impressão em borracha parece ter sido usada pela primeira vez nos Estados Unidos na década de 1960, período em que a pesquisa artística como arte postal tomou forma.

A feitura do desenho e impressão

Goma arábica ideal para pintores
Goma arábica ideal para pintores

Depois de pronta a pedra, em sua superfície está o desenho a ser impresso com o auxílio de lápis especiais, chamados de “lápis com sabão”. Trata-se de lápis particularmente gordurosos ou resinosos, cujo material consegue ficar perfeitamente preso à pedra. Uma vez finalizado o desenho, uma camada de talco é borrifada sobre a pedra e a seguir umedece-se uma solução de ácido nítrico e goma arábica .

O ácido destaca o design, enquanto a goma arábica aumenta a refratariedade da pedra às substâncias gordurosas. Depois disso, a placa é lavada e deixada molhada. Nesse ponto, é tingido com um rolo. À medida que o rolo passa, começa a reação química que torna possível a impressão litográfica.

Nas áreas cobertas pela tinta, o ácido transforma o carbonato de cálcio presente na pedra em nitrato de cálcio, que possui propriedade hidrofílica. Na parte desenhada, entretanto, o carbonato de cálcio retém a tinta .

A etapa final é colocar a folha de papel na laje de pedra para transferir o desenho. O primeiro passo permite obter a primeira impressão litográfica, mas a chapa pode ser utilizada inúmeras vezes, obtendo assim diferentes impressões.

Goma arábica – Litografia em calcário

A litografia funciona por causa da repulsão mútua de óleo e água. A imagem é desenhada na superfície da chapa de impressão com um meio de graxa ou óleo (hidrofóbico), como um lápis de cera, que pode ser pigmentado para tornar o desenho visível. Há uma variedade de mídias à base de óleo por aí, mas a durabilidade da imagem na pedra dependerá do conteúdo lipídico do material usado e de sua capacidade de resistir à água e ao ácido.

Depois de desenhar a imagem, uma solução aquosa de goma arábica, levemente acidificada com ácido nítrico HNO 3, é aplicada à pedra. A função desta solução é criar uma camada hidrofílica de sal de nitrato de cálcio, Ca (NO 3) 2 e goma arábica em todas as superfícies sem imagem. A solução de borracha penetra nos poros da pedra e envolve completamente a imagem original com uma camada hidrofílica que não absorve a tinta de impressão. Usando terebintina litográfica, o impressor remove o excesso do material de desenho oleoso, mas uma película molecular hidrofóbica permanece firmemente presa à superfície da pedra, que rejeita a goma arábica e a água, mas está pronta para aceitar a tinta oleosa.

Ao imprimir, a pedra é mantida molhada com água. Claro, a água será atraída para a camada de goma e sal criada pela lavagem com ácido. Em seguida, a tinta de impressão à base de óleos secantes, como óleo de linhaça e tinta com pigmento, é passada sobre a superfície. A água repele a tinta gordurosa, mas as áreas hidrofóbicas deixadas pelo material de desenho original a aceitam. Quando a imagem hidrofóbica é preenchida com tinta, a pedra e o papel são alimentados por uma prensa que aplica uma pressão uniforme na superfície e transfere a tinta de e para o papel.