
Mesmo que a maioria das pessoas nunca tenha usado goma arábica na cozinha, muitas vezes entraram em contato com essa substância natural porque ele faz parte de muitas receitas.
A goma arábica é um componente das conhecidas gominhas, mas também e responsável por garantir que a espuma dos marshmallows permaneça estável e possa, assim, solidificar sem se liquefazer.
O que é menos conhecido é que muitas receitas de bebidas também contêm goma arábica, embora não sejam gomas.
Goma arábica: como fazer balas de goma
Ingredientes:
70 g de açúcar granulado
20 g de flor de laranjeira
40 g de goma arábica
Modo de preparo:
- Passe o açúcar no liquidificador para reduzi-lo a um pó fino. Em um recipiente, despeje o açúcar, a goma arábica, misture bem e acrescente a flor de laranjeira. Misture vigorosamente até obter uma pasta compacta e maleável.
- Faça pequenas bolas e passe-as no açúcar granulado. Cuidado, esse doce requer muita energia porque há muito pouco líquido para formar uma pasta homogênea.
- Se quiser colorir as suas bolas de goma, incorpore o corante na água de flor de laranjeira para que os dois líquidos pesem 20 g, porque muito líquido deixará a massa muito mole e não permitirá que se forme em bolinhas.
Tempo de preparação:
30 minutos
Cola de goma arábica
Até hoje, envelopes e selos postais podem ser colados com a ajuda de um pouco de saliva. Isso é inofensivo, uma vez que a linha de cola geralmente consiste em goma arábica agente de goma natural. É obtido a partir da resina de uma espécie de acácia africana (Acacia senegal), que eventualmente seca em cristais amarelados.
E até mesmo a indústria alimentícia valoriza a goma arábica como fibra dietética e como estabilizante, por exemplo, em goma de vinho, goma de mascar e em limonadas. Preste atenção ao número E 414.
Os chamados adesivos de goma à base de goma arábica há muito gozam de grande popularidade, especialmente entre quem sofre de alergias e apóstolos da saúde. Os adesivos líquidos são absolutamente inodoros e estão entre os mais ecologicamente corretos em sua área. Além disso, papéis extremamente filigranados e sensíveis, como pergaminho, podem ser colados com ele.
Receita de cola com goma arábica
Primeiro, pegue 25 gramas de goma arábica em forma de cristal. Você pode encontrar no material de arte ou onde houver incenso. Os cristais são primeiro triturados um pouco com um martelo e despejados 100 ml de água morna sobre um recipiente. Aliás, a água atua como um solvente ecologicamente correto que não ataca nem mesmo os papéis mais sensíveis.
Após cerca de um dia, a goma arábica se dissolveu completamente. Por fim, adicione 3 ml de glicerina – isso torna a cola mais elástica. Por fim, adicione 1 pitada de ácido sórbico. Este conservante também é aprovado como aditivo alimentar e faz com que a cola dure pelo menos 3 meses.
Armazene o adesivo em um recipiente lacrável e aplique-o com um pincel. Um rolo desodorizante fora de uso é prático e econômico ao mesmo tempo.
Acho que você vai ficar com essa cola por muito tempo.
Goma arábica não tóxica
A acácia é essencialmente não tóxica quando ingerida. Contém uma enzima peroxidase, que é tipicamente destruída por uma breve exposição ao calor. Se não for inativada, esta enzima forma complexos coloridos com certas aminas e fenóis e aumenta a destruição de muitos produtos farmacêuticos, incluindo alcalóides e compostos prontamente oxidáveis, como algumas vitaminas. A goma-arábica reduz a eficácia antibacteriana do conservante metil-p-hidroxibenzoato contra Pseudomonas aeruginosa, presumivelmente oferecendo proteção de barreira física às células microbianas a partir da ação do conservante. Um inibidor de tripsina também foi identificado, mas o significado clínico da presença dessa enzima não é conhecido.
Você encontra goma arábica em só insumos