
A goma arábica (GA) é um aditivo amplamente utilizado no processamento de alimentos, mas também é historicamente usado em várias terapias tradicionais. Tem demonstrado ter uma ampla gama de benefícios para a saúde, particularmente na melhoria de indicadores de risco cardiovascular importantes.
A síndrome metabólica e seus desfechos cardíacos associados são um fardo significativo para os sistemas de saúde modernos, e intervenções complementares para ajudar em seu tratamento são necessárias. Nosso objetivo foi examinar o efeito do GA sobre aqueles com, ou em risco de, síndrome metabólica para identificar um efeito na melhoria de parâmetros importantes da doença relacionados aos resultados cardiovasculares.
Um estudo simples-cego, randomizado e controlado por placebo foi conduzido para identificar os efeitos da suplementação diária de GA nos fatores de risco metabólicos e cardiovasculares. Um total de 80 participantes foram randomizados para receber 20 g de GA diariamente (n = 40) ou placebo (1 g de pectina, n = 40) por 12 semanas. Os endpoints principais incluíram índices antropométricos corporais, avaliação da dieta e atividade física e química do sangue (HbA1c, glicose em jejum e lipídios do sangue). Dos 80 inscritos, 61 completaram o estudo (intervenção: 31, controle: 30) com 19 desistindo devido à má adesão ao tratamento.
Após 12 semanas, os participantes que receberam o GA mostraram reduções significativas na pressão arterial sistólica e diastólica, massa corporal livre de gordura, consumo de energia e carboidratos e glicose plasmática em jejum, bem como aumento da ingestão de fibra alimentar. Eles também relataram melhorias no inchaço autopercebido e na qualidade dos movimentos intestinais, bem como uma diminuição na pontuação do apetite após o consumo de GA.
Goma arábica – sacia e reduz colesterol
Por ser uma fonte concentrada de fibra dietética, a goma de acácia pode ajudar a fazer as pessoas se sentirem saciadas, ajudando a conter os desejos e a comida em excesso e, possivelmente, ajudando na perda de peso e na redução dos níveis de colesterol.
Os resultados de um estudo mostraram que duas misturas diferentes de goma arábica foram capazes de reduzir significativamente a ingestão calórica dos participantes três horas após tomarem a goma arábica.
Em doses de 40 gramas, produziu uma redução significativa na ingestão de energia de 100-200 kcal, enquanto doses de 10 ou 20 gramas levaram a uma redução na ingestão de energia de cerca de 100 kcal.
Goma arábica – acalma tosses e dores de garganta
Dentre outros benefícios que a goma arábica pode conceder, ela também é conhecida por aliviar a irritação e a inflamação. Esse elemento poderoso pode também ajudar a controlar a tosse.
As propriedades da goma arábica conhecido também por goma de acácia, permite que seja usado soluções para revestir sua garganta e proteger o muco em sua garganta de irritações. Usar a goma de acácia para controlar a tosse evita que sua garganta fique dolorida, alémde aliviar e previniar sintomas, incluindo a perda da voz.
Restringe a perda de sangue

A goma arábica, pode ser usada para ajudar a interromper o fluxo sanguíneo em cortes, feridas e outros cortes superficiais.
Derramar um chá com infusão sobre os cortes é um remédio especialmente eficaz. Isso pode ser útil para interromper sangramento intensos e remover bactérias do corte.
Goma arábica – saúde do fígado
Pesquisas baseadas em animais indicam que a fibra da acácia pode ajudar aproteger contra danos ao fígado causados pelo paracetamol.
Um estudo descobriu que o tratamento de ratos com fibras de acácia antes de administrar paracetamol ajudou a proteger o fígado dos efeitos tóxicos da droga.
De acordo com os outores do estudo, a fibra de acácia pode ajudar a combater danos ao fígado, reduzindo o estresse oxidativo.