A goma obtida da acácia assume a forma de uma bola. Eles vêm das secreções naturais da árvore chamadas de “exsudação”. A goma de acácia ou goma arábica é, portanto, um exsudado seco. As bolas obtidas por sangramento com uma lâmina afiada são geralmente maiores do que as produzidas por secreção natural. O sangramento geralmente ocorre a partir de outubro, novembro, dezembro, quando as árvores perdem metade de sua folhagem, e a colheita em março e abril. A acácia produz chicletes a partir dos 3-4 anos, idade recomendada para sangramento. Nenhum produto químico está envolvido no processo de colheita, que é realizado inteiramente à mão.

Goma de acácia um produto multiuso

A goma arábica oferece muitas propriedades funcionais e é amplamente utilizada nas indústrias alimentícia, cosmética e farmacêutica. É usado para fazer cola, balas duras, xarópes, pílulas e pastilhas medicinais. Também ajuda na estabilização de vinhos e refrigerantes, na fixação de tintas e cerâmicas. Produtos de beleza como máscaras, batons e similares são feitos de goma arábica.

A goma arábica também é um suplemento dietético incrível, rico em fibras. Também atua como melhorador de textura na fabricação de pães e leite e sorvetes.

Também é usado na medicina tradicional. Ele combate dores nas costas, articulações doloridas, queimaduras e muitas outras doenças. A casca de acácia em pó é muito eficaz na cicatrização de feridas.

As variedades de goma arábica

No mercado, existe uma grande variedade de produtos à base de goma arábica. Em algumas lojas especializadas, é encontrado na forma de rebuçados para chupar ou mastigar, com ou sem adição de plantas com várias virtudes. Para uso na culinária, também é possível encontrar goma arábica na forma de pó, ou na forma de cristais que então terão que ser reduzidos a pó antes do uso. Em todo o mundo, existem pouco mais de 900 espécies diferentes de acácias, todas as quais podem produzir goma arábica. Existem, portanto, tantas variedades de gomas diferentes. No entanto, mais de 90% da goma arábica do mercado provém de uma única árvore: a acácia do Senegal.

Usos da goma arábica

A goma arábica tem muitas aplicações em muitos campos.

É muito utilizado em confeitaria e alimentos, onde atua como espessante. Na indústria de alimentos, é padronizado com a sigla E414. Também é encontrado em certas bebidas, como pastas ou xarópe de cevada. Cada vez mais, a goma arábica é consumida como suplemento dietético porque sua fibra aumenta a produção de bactérias boas no intestino.

No vinho, atua como agente estabilizador, mas também ajuda a reduzir a adstringência dos vinhos tintos, conferindo-lhes redondeza.

Na área têxtil, é utilizada para dar sustentação aos chapéus, mas também para dar brilho e solidificar os tecidos de algodão adamascado.

A goma arábica também encontra aplicação na construção, em particular como agente impermeabilizante para paredes de cal e telhados de colmo.

No campo artístico, é utilizado para a confecção de pastéis secos, guache e aquarela, podendo também ser utilizado como meio de pintura. Permite manter a película de água nas partes não tintadas da pedra litográfica ou ligar os engobes de ceramistas.

Uso em laticínios

As propriedades naturais da goma acácia como emulsificante e estabilizante são úteis para engrossar a textura dos laticínios, estabilizar a estrutura e harmonizar a sensação na boca. A capacidade de emulsificação natural da goma de acácia oferece aos fabricantes de leite e produtos lácteos uma alternativa puramente vegetal aos emulsificantes sintéticos. Graças ao seu sabor neutro, a goma arábica permite que os sabores da receita sejam bem liberados durante o consumo. Em laticínios congelados, evita a formação de cristais de gelo, melhorando a textura geral do produto congelado e promovendo sua consistência cremosa. Ao mesmo tempo, a resistência ao gelo / degelo dos produtos lácteos é aumentada pelo efeito estabilizador do hidrocolóide. Ele tem um efeito protetor coloidal sobre as cepas de bactérias lácticas e, portanto, melhora a preservação das culturas bacterianas, que são um importante componente dos produtos lácteos. Como a goma arábica tem um alto teor de fibra (> 85% de fibra de acácia, de acordo com o método AOAC), ela contribui para o enriquecimento geral da fibra na receita e, portanto, para um maior valor nutricional para produtos lácteos de alta qualidade.

A funcionalidade versátil da goma arábica beneficia vários produtos com componentes lácteos. A quantidade utilizada varia de acordo com o efeito desejado no produto ou de acordo com a composição geral da receita. Em geral, fala-se do uso permitido de goma arábica entre 1g / kg ou 2g / litro a 20g / kg, a fim de alcançar uma estabilização ou para atingir a função de espessamento e gelificação. Aqui estão alguns exemplos de produtos com componentes do leite em que o hidrocolóide natural é usado:

  • Sorvetes, sobremesas congeladas
  • Pudins, sobremesas com geléias
  • Bebidas lácteas aromatizadas com pedaços de fruta ou sabores de fruta, com cacau ou chocolate, baunilha, caramelo
  • Produtos de creme, chantilly, cremes cremosos
  • Cremes “leves” (redução de gordura e açúcar)
  • Produtos lácteos pasteurizados e esterilizados
  • Sobremesas tipo iogurte com frutas ou aromatizadas
  • Batidos de leite – Mistura iogurte / leite com frutas, frutas vermelhas, especiarias, vegetais
  • Emulsões aromatizadas para uso em sobremesas, cremes, recheios e bebidas lácteas
  • Confeitaria com cremação ou recheio congelado contendo leite
  • Produtos lácteos enriquecidos com fibras funcionais
  • Laticínios orgânicos

Você encontra goma arábica em só insumos